Facebook Ads: Como Anunciar Sobre Dieta, Dinheiro, Acne etc. e Ser Aprovado? Veja essas 4 Dicas Matadoras

Facebook Ads: Como Anunciar Sobre Dieta, Dinheiro, Acne etc. e Ser Aprovado? Veja essas 4 Dicas Matadoras

Você quer trabalhar com nicho Black ou “Grey” mas está sofrendo constantes reprovações ou pior, bloqueios no Facebook Ads?

Este post é para você.

Se você já está mais avançado e dando seus primeiros tiros em anúncios, já deve ter tido dificuldades em ter um anúncio aprovado no Facebook Ads dependendo do seu nicho…

…e provavelmente viu um monte de gente reclamando disso em fóruns, grupos de discussão, artigos, vídeos.

Talvez até tenha pensado “O Zuckerberg certamente parece ser um demonho que odeia quem faça propaganda.”

Entretanto, quando você enxerga os anúncios do ponto de vísta do Facebook, as coisas não são tão absurdas e até um tanto compreensíveis.

Uma “boa copy” pode ser uma má ideia: num contexto errado.

Sean Flanagan
Assista em vídeo!

A partir do momento em que você compreende a perpesctiva dos caras, percebe pequenas nuances na escrita que fazem uma baita diferença entre um anúncios que vão rodar e ter resultados, de anúncios que provavelmente nenhum usuário no Facebook irá um dia ver.

Aliás, só pra deixar claro: Eu não trabalho para o Facebook e tampouco o represento. O meu conselho é totalmente sobre a perspectiva de um profissional de marketing que faz anúncios na plataforma deles.

Além disso, os exemplos abaixos são só para compreensão. Não os leve ao pé-da-letra…

Por fim, eu não vou simplesmente largar 4 macetões. Em vez disso, eu quero mostrar estratégias éticas e efetivas que eu vi funcionarem muito bem.

Beleza? Bora então!

Como que o Facebook Funciona?

Como todo mundo já deve ter percebido, até mesmo os senadores dos EUA, o Facebook ganha dinheiro vendendo anúncios através do seu sistema de chamado Facebook Ads.

Quanto mais tempo você gasta no Facebook, mais propaganda ele te mostra.

Quanto mais confortável você estiver no Facebook — ou seja, melhor a “experiência do usuário” — mais tempo você irá passar na plataforma.

Pense no Facebook como o Cafezinho da Esquina

As pessoas estão de fato consumindo um produto, como um café ou um bolo, mas o objetivo mesmo é simplesmente dar uma volta, conversar.

Agora imagine que entre um cara no café, se aproxime dos clientes e comece a se meter na vida das pessoas.

Para um dos clientes, ele chega e pergunta: “Você está cansando de passar vergonha por causa dessas espinhas?”

O cliente, que estava super de boas antes, agora se sente desconfortável. O cara chamou a atenção exatamente para as espinhas que o coitado esperava que ninguém tivesse notado!

Para outro cliente, o mesmo cara pergunta: “Você odeia esses pneuzinhos?” e ainda continua, “eu sei o quanto é chato ter que procurar roupas que ajudem a esconder esse excesso de gordurinha chata…”

Pronto. Acabou com o dia do cliente. Estava lá, de boas… Agora não consegue pensar em outra coisa a não ser que ela está acima do peso.

Não bastasse, o inconveniente pergunta para um terceiro cliente: “Você é uma mulher de 35 anos que vive em São Paulo? Tem medo de ficar solteira para o resto da vida e nunca ter uma família?”

Imagine a pessoa: “Mas que diabos?! Como que esse filho da ... sabe a minha idade, que eu moro em São Paulo, estou realmente solteira e não tenho filhos?!”

Se você fosse o dono do café, quanto tempo você levaria para jogar esse arrombado para fora do seu estabelecimento?

Certamente na primeira chance em que você se der por conta, né?

Porque, se você não cortar o mal pela raiz, logo, logo o seu café seria conhecido como o pior da cidade, onde não se pode tomar um café em paz.

Certeza que as pessoas iriam embora do café e talvez nunca mais voltassem.

A grande diferença, claro, é que no Facebook, o anunciante é o cliente pagante.

Entretanto, se as pessoas pararem de entrar no local, rapidinho o negócio iria afundar.

Anunciantes são orientados à conversão, cliques em websites, engajamento em postagens etc.

Facebook precisa ser orientado para a retenção.

Eles precisam que as pessoas continuem a gostar do Facebook e que continuem a acessar o site todos os dias.

Permitir que anunciantes deixem os usuários desconfortáveis e se sentindo péssimos pelos seus problemas, seria um administração bem amadora por parte da plataforma.

Uma “boa copy” Pode Ser uma Má Ideia: Num Contexto Errado.

Muitos anunciantes têm dificuldades em fazer anúncios no Facebook Ads que sejam aprovados porque eles tratam a plataforma como um meio de anunciar com copy tradicional.

Frequentemente eles seguem o seguinte script de copy:

“Eu preciso ir fundo na dor do cliente!”

Isso funciona muito bem quando a pessoa está no seu território, talvez lendo a sua carta de vendas da sua página de captura ou então assitindo ao seu webinário.

Mas o Facebook não é o seu gramado.

Então, quando você interrompe a timeline da pessoa apontando para as dores delas, isso é tomado como invasivo, um insulto.

O que, claro, também significa que o seu anúncio não será aprovado.

Quanto mais sensível for o assunto do seu nicho, mais sutileza você terá que aplicar para evitar fazer um bullying com o usuário.

“Você não gosta do calor? Então venha conhecer nossas piscinas!” é um assunto bem mais neutro e menos invasivo que “Cansado de se sentir feio por causa de gordura abdominal? Venha fazer uma consulta pra perda de peso hoje!”

Entendeu?

Sacando isso, fica muito mais difícil conseguir ter um anúncio aprovado em um assunto delicado. Assim, você verá um monte de “especialistas” repetindo que o problema está em você usar a palavra “você”, que não é permitida pelo Facebook…

…ou pior, que propaganda de perda de peso não é permitida na plataforma.

Essas noções erradas surgem de pessoas que não entendem por que seus anúncios foram reprovados e que muitas vezes não têm boas estratégias de resolução de problemas.

Não é a palavra “você” ou “perda de peso” que são proibidas. É que, quando você evita utilizá-las, meio que, naturalmente, você terá menos chances de acabar com um anúncio invasivo.

Mas a inclusão desses termos não necessariamente faz um anúncio invasivo.

E memorizar uma lista de “palavras proibidas” não é exatamente a melhor solução para ter anúncios aprovados no Facebook Ads.

Essa estratégia amarra as suas mãos e limita os ângulos de visão que você poderia ter para usar em diferentes testes nas suas campanhas.

Quando se escreve um anúncio para um cliente, é importante balancear estrategicamente o que você precisa dizer a ele e o que preserva a boa experiência do usuário no Facebook.

Abaixo estão algumas formas de você aplicar o aprendido até agora.

Você irá perceber que todos eles se misturam um pouco, em uma mesma pegada.

Tente essas estratégias se estiver sofrendo para conseguir aprovação em anúncios ou então, se estiver quebrando cabeça para tentar entender o porquê da negativa.

Vou mostrar a maioria dos exemplos na área de saúde e dieta, que são normalmente problemáticas.

Método 1: Escreva sobre Você

É, eu sei. Escrever sobre nós mesmos geralmente acaba em péssimas copies.

Mas presta a atenção nessa aqui.

Essa tática tem sido muito usada por coaches e personal trainers na forma de anúncios do tipo “Grande Oportunidade”. Não tenho certeza, mas a primeira vez que vi isso foi do copywriter James Hepburn.

Dependendo de como você elabora esses anúncios, eles podem até ser um pouco manjados, que ninguém mais cai…

Mas, quando bem escritos, podem ser super eficientes — claro, partindo do suposto que sua audiência não tenha sido exposta a ele ad nauseam.

Essa é a essência: descrevendo a sua busca por pessoas no seu nicho, você pode chamar a atenção dessas pessoas precisamente e sem ser invasivo.

Por exemplo, em vez de atingir a sua audiência com um “Você é uma mãe ocupada em São Paulo que quer perder peso?”, ficaria melhor algo assim:

Para quem é de São Paulo!

Estou procurando 8 mães ocupadas em São Paulo que queiram emagrecer e ficar em forma para o verão (e que estejam prontas para enfrentar esse desafio.).

Escrevendo dessa forma, é meio como colocar aquelas barreiras com corda veludo ao redor de sua oferta.

Você não está tentando vender para todo mundo. Você abrindo um acesso exclusivo para as pessoas que queriam participar da sua oportunidade benéfica.

Lembre-se de que, cada aspecto do seu anúncio e do seu funil precisa manter esse corda de veluado ao redor, ou então você irá perder credibilidade.

Para embasar bem a exclusividade da sua oferta, você pode também descrever os benefícios e requerimentos.

Aqui um exemplo de um anúncio escrito que demonstra bem isso:

Você deve estar ansioso para começar logo o trabalho! Mas só isso não basta. Você precisa querer ao menos três dos objetivos abaixo:

– Se sentir mais forte no dia-adia
– Reduzir dores e musculatura travada
– Se mover melhor, com grande mobilidade
– Ser mais ativo para a vida
– Experienciar os benefícios anti-envelhecimento do condicionamento físico (e não querer apenas uma solução mágica rápida)

Está vendo?

Os bullet points são os benefícios do seu produto ou serviço. A pessoa que responde ao anúncio precisa querer os benefícios para ser qualificada.

Outra forma de aplicar este método é simplesmente descrever os resultados que sua empresa, produto ou serviço irá entregar.

Por exemplo, em vez de dizer “Dê um up no seu metabolismo com a nossa super aula de Cardio-Kickboxing!”, talvez seja melhor você reduzir o tom e descrever a aula como “exercícios de queima calórica”.

Método 2: Escreva Sobre Alguém

Ao descrever os desafios que os outros encontraram ou os benefícos que eles obtiveram, você consegue ir a fundo na copy sem ser invasivo para os olhos do Facebook Ads.

Por exemplo, evite fazer algo tipo “Frustrado com esses 5 kg a mais? Eu sei como é difícil para você perder peso depois de ter filhos…”

No lugar disso, veja como fica melhor:

Lisa estava frustrada por causa de seus 5 kgs a mais.

Não interessava o que ela fizesse, ela não conseguia perder peso.

A preocupação dela era que, ao ter tido filhos, o seu metabolismo tenha sido alterado e agora ela não se sente mais confortável em usar aquela calça jeans justinha de novo.

Mas aí…

Você também pode usar essa pegada para falar o quanto a sua oferta ajuda as pessoas no amplo.

Por exemplo:

Idosos ao redor de toda São Paulo estão amando poder acordar sem dores nas costas.

Método 3: Escreva sobre uma ideia ou assunto

Como essa abordagem, você escreve o anúncio com uma pegada educação, falando para o interesse do leitor no assunto, ao contrário de apontar qualquer problema que ele tenha.

Por exemplo:

FATO: 95% das pessoas que iniciam uma dieta falham em manter o peso após emagrecerem.

Mas e os outros 5%?

Acontece que existem 3 simples comportamentos que separam esses 5% dos outros 95%.

Curioso sobre quais são? Eu falarei sobre todos eles no meu webinário de 3 dias, gratuito, “Os 3 Segredos do Sucesso de Quem Perdeu Peso e Manteve o Novo Corpo”

Clique abaixo para saber mais.

Também dá para aplicar isso de forma mais direta, mais ao ponto, usando o esquema de se referir a outras pessoas (Método 2)

Uma forma de fazer isso é chamar a atenção para os resultados usando o seu produto ou serviço. Veja”

Atenção Região de Curitiba

Nós já ajudamos mais de 244 homens em São Paulo a se livrarem das dores nas costas e melhorem o seu desempenho no jogo de tênis.

Quer saber como? Clique no link abaixo agora.

Método 4: Disfarça com Indiretas

Bom, até agora o texto tem focado em formas de falar com o usuário do Facebook sobre assuntos delicados sem fazê-los se sentirem mal.

Isso tem sido feito estrategicamente evitando o direcionamento da linguagem a pessoa.

Mas o que fazer se você realmente quer falar diretamente com o usuário?

Dependendo da oferta e assunto, talvez seja necessário abordar os benefícios e desafios de formas um pouco mais sutis.

A forma mais fácil de se fazer isso é focar no positivo. Em vez de “livre-se das espinhas”, use “consiga uma pele mais lisa”

Você também pode dar uma enfeitada na sua mensagem de forma a brincar com uma linguagem sutil, porém, com significados por trás.

Por exemplo, vamos pegar um benefício meio fraco: “fique mais saudável”.

Isso pode significar uma infinidade de coisas, certo? Menos açúcar no sangue, melhor saúde do coração, perda de peso etc.

Então, dá uma olhada nisso:

Já está de saco cheio de ouvir sobre dieta paleo? Eu vou te dar os meus Top 7 segredos para ficar saudável sem ficar contando calorias ou cortando carboidratos.

Neste caso, a referência sobre estar de saco cheio de ouvir sobre dieta paleo e não querer contar calorias ou cortar carboidratos cria um contexto.

Neste contexto, o vago sentido de “fique saudável” ganha um sentido mais específico para a perda de peso.

Também dá pra usar palavras ou frases que agem como um “código secreto” para o seu público-alvo, mas que, para todo mundo, passará despercebido.

As pessoas certas irão pegar o contexto da mensagem que você está tentando passar.

Por exemplo, se você quer mirar nas pessoas que não se deram bem com os Vigilantes do Peso, pode tentar algo assim:

Aprenda como conseguir atingir os seus objetivos sem contar “pontos” ou ter que ir para aquelas reuniões chatas.

Qualquer um que não tenha frequentado os Vigilantes do Peso, essa frase não faz sentido nenhum. Tampouco fará sentido para o robô do Facebook Ads.

Mas para as pessoas que tenham, elas sabem exatamente o que você quer dizer sem ter que usar “Cansado dos Vigilantes do Peso? Veja aqui como perder peso de outra forma”. (O que certamente seria rejeitado.)

Como se Preparar para Ter Sucesso no Longo Prazo com Facebook Ads

O Facebook Ads é uma forma diferente de anunciar com as suas próprias regras e desafios.

Mas você pode navegar por esses desafios quando você entende o ponto de vista do Facebook e escreve suas copys de acordo.

As regras do Facebook estão sempre sujeitas à mudanças. Frases que hoje são OK, podem não ser mais amanhã.

Contudo, o objetivo é sempre o mesmo.

Facebook quer melhorar a experiência do usuário. Eles querem criar o tipo de experiência que mantenha as pessoas voltando.

Tendo plena consciência do potencial impacto que a sua linguagem pode causar, você terá mais facilidade em bolar anúncios que são efetivos e que são aprovados.

E ainda, conseguirá contornar mais facilmente os que não forem.

Artigo traduzido de CopyBlooger.com. Versão original neste link.

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *