Empreendedor Digital: Quais as Opções? O que Fazer?

Empreendedor Digital: Quais as Opções? O que Fazer?

Se você está lendo esse artigo, é porque, provavelmente, já foi apresentado ao mercado da internet e definitivamente já decidiu investir na carreira de empreendedor digital. Acertei?!

Se não acertei, comece por esse artigo aqui, então!

Como sabemos, o empreendedorismo digital é uma das mais promissoras carreiras do mundo, pois oferece ótimos rendimentos, tranquilidade na atuação, segurança, conforto e mais outras dezenas de vantagens em relação à grande maioria dos empregos habituais.

Porém, todos sabemos que o início de um projeto pode ser o momento mais delicado para qualquer empreendedor.

Algumas dúvidas surgem, a exemplo como começar, onde atuar e quais estratégias utilizar podem orientar o rumo do seu projeto e determinar o quão vitorioso você será nesse ramo.

Pensado nisso escrevemos esse artigo com preciosas informações de como começar nesse mercado e se tornar um empreendedor digital de sucesso.

Empreendedor Digital: Começar Escolhendo a Área de Atuação

Temos certeza que você já deva saber que o mercado digital oferece uma gama extraordinária de possibilidades de atuação.

Porém, para alcançar o sucesso no empreendedorismo digital você deve, inicialmente, escolher apenas um desses ramos e focar a maior parte de suas forças nele.

Essa é uma dica muito importante porque traçar mais de uma frente de estudos nesse momento inicial exige uma curva de conhecimento muito alta e que muitas vezes não temos condições de acompanhar.

Para facilitar nesse processo, segue uma lista das principais frentes de atuação do empreendedor digital.

Essa lista não contempla todas as possibilidades de atuação nesse mercado, porém, ela contém as áreas que mais geram lucros para os empreendedores digitais.

1 – Marketing de Afiliados

Mercado onde o empreendedor digital realiza uma parceria com um produtor (dono de algum produto) com o objetivo de vender o respectivo produto na internet. É a versão digital do representante comercial.

Veja mais sobre afiliados digitais nesse post!

Com comissões de até 75% (sério!), é uma situação muito comum presenciar os afiliados lucrarem até R$: 300,00 por venda. Isso sem contar que muitos desses afiliados realizam várias vendas por dia.

A média é de 40 a 60% para revender produtos digitais como cursos ou cápsulas para tudo que é necessidade e em torno de 10% para revender produtos físicos de alto valor (TVs, eletrônicos).

2 – Aplicativos para Dispositivos Móveis

O mercado de aplicações móveis é outro ramo que tem crescido bastante ultimamente. Caso você tenha facilidade com a área de programação essa é uma ótima oportunidade de adentrar esse mercado.

O futuro é na palma da mão e certamente migrando para o controle por voz de dispositivos.

3 – Influenciador Digital

Os influenciadores digitais são donos de blogs e canais do YouTube, Facebook ou Instagram que utilizam sua popularidade para recomendar produtos e ganhar muito dinheiro com isso.

Caso tenha habilidade na arte da comunicação, essa é uma ótima área de atuação para você, principalmente fazendo reviews (avaliações) de produtos on-line.

Quando mais especialista você fica em um nicho, mais seguidores passa a ter e mais aos olhos das empresas anunciantes ficará.

4 – E-commerce:

Trata-se de outra área do empreendedorismo digital muito utilizada. Nessa área, você realiza a venda direta do seu produto, seja pela sua loja virtual ou seja por plataformas que oferecem esse serviço de exposição, a exemplo do Mercado Livre, Olx, Ebay, Elo7 entre outros.

5 – Serviços de Freelancer Digital

O freelancer é o profissional que possui alguma habilidade requisitada no mercado e que utiliza a rede para oferecer seus serviços.

E isso é para todo o tipo de serviço, de pintura de parede e marido-de-aluguel a edição de vídeos ou escrita de artigos.

Empresas como o Workana, Vintepila e Freelancer são ótimas alternativas para ingressar nesse ramo.

6 – Portal de Cursos Online:

Essa área é perfeita para quem possui uma didática construtora e eficiente. Assim, diversos profissionais oferecem cursos das mais variadas áreas e lucram valores impressionantes com eles.

Nossa recomendação é que você escolha a área que melhor se enquadre no seu perfil e se dedicar ao trabalho.

Sites como Eduzz, Monetizze, Hotmart e Udemy são todas plataformas montar e distruibur cursos, além de permitirem afiliação de outras pessoas.

Ou seja, se o seu curso é muito bom, vários afiliados serão interessados em revender seus produtos.

Empreendedorismo Digital – Como Começar: Escolhendo o Nicho

Após definida a área de atuação é essencial definir também o nicho (subtema) que você deseja atuar. Isso é muito importante.

Por exemplo:

Se você deseja atuar no marketing de afiliados a opção do seu nicho se dará pela escolha de qual produto você fará afiliação. Pode ser um produto da área de saúde, educação, lazer, estudos, produtos físicos, cápsulas entre outros.

De outra maneira, caso deseje atuar como freelancer digital, a opção do seu nicho se dará por qual serviço você ofertará para seus clientes. Pode ser redação de artigos, serviços de secretariado, entre muitos outros.

O importante é definir o nicho para poder acertar em cheio o seu público.

Elabore um Plano de Negócios para ter Sucesso

A elaboração desse plano de negócios passará pela correta estratégia, monetização e exposição do produto escolhido para vender.

Sem esse processo o empreendedor digital poderá gastar recursos e energia de maneira inadequada.

Por exemplo:

Caso decida vender um produto próprio, você obrigatoriamente deverá escolher uma das melhores plataformas para disponibilizá-lo.

Caso escolha plataformas compartilhadas, a exemplo do OLX e Mercado Livre, sua estratégia deverá seguir um padrão específico para elas.

Porém, caso a exposição do produto seja realizada em plataforma própria, a exemplo de um site, você deverá investir em tráfego qualificado e em SEO para que seu produto chegue com mais vitalidade aos seus clientes.

Ou seja, após definir a área de trabalho você deverá definir também a melhor estratégia para ela.

Assim você poderá alcançar seu sucesso como um empreendedor digital.

Invista em Conhecimento para Ser um Empreendedor de Sucesso

Não existe um empreendedor digital sem estudo focado e conhecimento em constante atualização.

O mercado digital é um dos ambientes mais dinâmicos que existem no mundo. Por isso é necessário estar sempre buscando novas ferramentas, estratégias e técnicas para alcançar o sucesso nessa área.

Pela alta disponibilidade de cursos disponíveis no mercado você pode ficar em dúvida de qual escolher.

Caso isso ocorra, o nosso conselho é que você escolha sempre os cursos que possam melhor agregar conhecimentos para o nicho de atuação do seu negócio.

Um dos cursos mais famosos e de excelente qualidade, é o Formula Negócio Online, do Alex Vargas, que abrange desde o zero e passa por todos os detalhes de um negócio digital.

É um método do tipo Ctrl-C, Ctrl-V, que você copia o que ele ensina e aplica imediatamente. Perfeito para quem está começando no marketing digital com uma metodologia à prova de falhas.

Além disso, tem 7 dias de garantia sem discussões. Ou seja, se você não gostar, manda um e-mail para eles e cancela na hora, sem perguntas.

Não vejo por que não testar, se o risco é zero, né? 😉

Para Finalizar

Tenha certeza que o mercado digital é uma das melhores oportunidades para atingir a sua tão sonhada independência financeira!

O processo pode ser árduo no início, porém, à medida que adquire mais experiência, os resultados aparecem e o caminho se torna cada vez mais prazeroso.

Mantenha-se firme e acredite no seu potencial como empreendedor digital.

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *