Conheça o Método SMART que Faz Você Alcançar seus Objetivos!
Na hora de desenvolver um projeto pessoal, seja um empreendimento, uma conquista acadêmica ou comprar um carro, é necessário definir metas para seguir. É aí que entram as metas SMART ou método S.M.A.R.T.
No momento de colocar esse plano no mundo, as pessoas encontram uma incrível dificuldade em organizar suas metas, condições e outras informações de forma que trabalhem em harmonia.
O Método SMART ou S.M.A.R.T.
O Método SMART foi desenvolvido por Peter Drucker, pai da administração moderna, e é uma espécie de guia que ajuda a delimitar metas e objetivos.
A sigla é composta pelas palavras em inglês, Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Timely, que traduzindo para o português são:
- Específico
- Mensurável
- Alcançável
- Realista
- Temporalmente orientado
A sigla representa condições pelas quais o seu objetivo deve obedecer para ele ter maiores chances de ser realizado.
O que é uma Meta SMART?
É importante primeiramente definir, no geral, o que é uma meta smart.
Metas smart são objetivos que atendem a critérios realísticos e obedecem a prazos alcançáveis.
É muito fácil confundir uma meta ou objetivo com um desejo e uma tarefa. Desejos auxiliam a definir metas, mas eles costumam ter um aspecto geral e não são necessariamente alcançáveis ou tangíveis.
Um objetivo pode atender a um desejo, mas esse é composto de um investimento em certo prazo que almeja ser alcançado.
As metas são, diferentes dos desejos, planejamentos tangíveis que precisam ser realistas e capazes de serem cumpridas em um prazo definido.
Específico (Specific)
Para se alcançar um objetivo, as pessoas costumam confundi-lo com um desejo.
Por exemplo, “eu quero que minha empresa dê lucro ou prospere”.
Como dito anteriormente, objetivos podem atender desejos, mas antes disso para serem realizados, de acordo com o SMART, eles devem ser específicos.
Então, aproveitando o exemplo proposto, para estar mais próximo desse desejo, é necessário primeiramente pensar em algo mais específico como “Eu quero que determinado produto no meu empreendimento dê mais lucro”.
Assim, a pessoa talvez tenha que aumentar o preço do produto, contratar uma agência de marketing… Coisas que sejam mais materialmente compreendidas.
Mensurável (Measurable)
Nesse caso, a meta deve não só ser específica, mas deve ser possível mensurar o progresso que está sendo feito para cumpri-la.
Isto significa, continuando o exemplo acima, que se eu adquirir o serviço de uma agência de marketing, eu devo saber qual é o impacto do serviço dessa agência alavancando meu produto.
E isso pode ser visto no número de acessos antes e depois do serviço ou pelo próprio feedback positivo dos clientes mais fiéis.
Alcançável (Achievable)
A meta deve ser atingível ou alcançável.
Isto é, ser capaz de compreender que, para se chegar a um objetivo (ter mais lucro em um produto), é necessário estabelecer metas mais alcançáveis como ‘’Eu quero ter lucro de 5% nesse produto’’.
Metas mais alcançáveis auxiliam para que o empreendedor não se sinta desencorajado com objetivos que beiram ao impossível nas condições financeiras ou emocionais atuais.
Você continua em direção a um propósito sem sofrer com pressões demasiadas.
Relevante (Relevant)
É importante que as metas sejam relevantes para seu empreendimento. Pensar nos benefícios e nos malefícios de tentar almejar aquela meta, priorizando aquilo que mais faz sentido.
Por exemplo, se “ter mais lucro em um determinado produto” significa despender tempo ou dinheiro, vale a pena sacrificar esses recursos para alavancar a venda deste produto?
Temporalmente Orientado (Timely or Time-bound)
É importante que as metas, sejam quais forem, sejam cumpridas em um tempo ou um prazo.
Isso lhe orientará a criar um cronograma específico sobre uma determinada meta e assim, mantê-lo sempre ativamente engajado no ofício de cumprir o objetivo.
No exemplo proposto significa, finalmente, “Eu tenho que aumentar os lucros de determinado produto em 5% no prazo de 5 meses”.
Dessa forma, há um objetivo específico, mensurável, alcançável, relevante e orientado por prazos: SMART.
Veja agora 20 hábitos de uma pessoa produtiva para complementar o aprendizado!
Artigos Relacionados
0 Comentários