Os 4 U’s do Copywriting: A Carta de Vendas
Abaixo está uma das ferramentas mais poderosas que já deixaram mais de UM MILHÃO de pessoas MULTI MILIONÁRIAS e ainda funciona perfeitamente nos dias de hoje!
Prova disso são as várias e várias pessoas dirigindo carros esportivos e trabalhando da praia que aparecem nos noticiários.
E TUDO que você precisa fazer é se preocupar com 4 coisas simples e banais. Apenas quatro. Até uma criança consegue.
Mas se apresse! Este post sairá do ar em 22h 15m 33s. O tempo está passando e não haverá outra OPORTUNIDADE ÚNICA como esta. E então, você já estará fora.
Calma! O Artigo Não Irá Sair do Ar!
Isto foi apenas mais uma copy, ou, no bom português, uma carta de vendas. Das agressivas.
Se você vende há muito tempo, provavelmente já ouviu falar de copywriting, que é o trabalho de escrever textos para vender coisas. Se sim, talvez saiba que o conteúdo deve ser: Urgente, Único, Útil e Ultra específico.
Não sabe?
Originalmente desenvolvido pelo treinador de negócios e empresário Michael Masterson, um dos autores do livro Great Leads1, muito recomendado para quem gosta de vender.
Esta fórmula faz maravilhas para títulos e assuntos de e-mail, mas com um pouco de ajustes, também pode ser uma fórmula poderosa de copywriting para escrever blogs.
Seguindo, quais são os 4 U’s e como você pode usá-los para escrever cartas de vendas e textos mais poderosos?
Copywriting: Os 4 U’s das Cartas de Vendas.
U de Urgente
A urgência no copywriting convence as pessoas a abrir o e-mail, clicar no artigo ou adquirir o e-book.
Além disso, a urgência no próprio conteúdo ajuda os leitores a aplicar o fator de utilidade para que possam resolver problemas ou atingir metas mais rapidamente.
Entretanto, embora a urgência seja muito importante para sua estratégia de marketing, se você não puder aplicar todas os 4 U’s às suas cartas de vendas, a urgência deve ficar de fora.
Isso ocorre, porque, ser único, útil e a ultra especifico é mais importante no corpo do conteúdo do que a urgência, e também porque pode ser complicado manter a urgência em todo o conteúdo sem parecer muito insistente ou ofensivo.
U de Único
A exclusividade é fundamental porque se os visitantes viram conteúdo ou benefícios semelhantes em outros lugares, eles não se identificam com o seu conteúdo.
Portanto, a singularidade de suas copies ou cartas de vendas inclui tudo, desde o seu estilo de escrita até o benefício que os visitantes obtêm ao ler seu conteúdo.
U de Útil
Se o seu conteúdo não é útil, por que os visitantes devem lê-lo?
Assim, sua copy pode ser única, ultra específica e urgente… …sem ser útil.
Portanto, a singularidade do seu conteúdo ajuda a atrair os leitores, mas a utilidade é o que os obriga a manter a leitura. Assim sendo, você deve oferecer um benefício, resolver um problema ou agregar valor ao seu público.
U de Ultra específico
É possível que o conteúdo seja útil sem ser específico, mas quanto mais específica for sua copy, mais útil ela será.
Também é possível que o conteúdo seja ultra específico, mas não seja útil. Isso acontece quando seu conteúdo não corresponde muito bem ao seu público-alvo ou se não resolve um problema que ele possui.
Vale destacar ainda, que, ser ultra específico não significa que cada post de blog que você escreve precisa ser uma lista, um guia de instruções ou um passo a passo, embora esses formatos sejam populares por um motivo.
A especificidade é importante porque aumenta a utilidade do conteúdo e o torna mais atraente.
Escrevendo Cartas de Vendas com os 4 U’s
Como vimos até aqui, a fórmula dos 4 U’s pode ajudá-lo a escrever posts de blog, e-mails e outras copies mais poderosos.
Por conta disso, as mesmas razões que tornam as manchetes dos 4 U’s tão poderosas também obrigam os visitantes a continuar lendo as cartas de vendas ou e-mails inteiros.
Se você encontrasse um artigo que oferecesse informações ou benefícios exclusivos, fosse muito útil, resolvesse especificamente um problema e fizesse tudo em tempo hábil, você não leria a coisa toda?
Seu público se sente exatamente da mesma maneira. Portanto, da próxima vez que você tentar descobrir a melhor maneira de escrever conteúdo para seus leitores, aplique os 4 U’s:
- Urgente
- Único
- Útil
- Ultra-específico
Por fim, a exclusividade e a utilidade estão ligadas ao primeiro lugar em importância, porque você precisa motivar os visitantes a permanecer por perto.
Ser ultra-específico vem a seguir, pois suporta os dois primeiros, mas às vezes você pode fugir sem ele.
E a urgência vem por último no conteúdo, porque é difícil manter um senso de urgência em toda a copy sem parecer uma venda forçada.
Nem sempre é possível obter notas altas em todas as quatro categorias, mas seu objetivo é incorporar todas as 4 U’s em suas postagens, e-mails, boletins, e-books e outros conteúdos, tanto quanto possível.
Curtiu o texto? Dá uma olhada agora em dicas de como ser mais criativo e ajudar na produção de suas copies.
Boas vendas!
Artigos Relacionados
4 Comentários
[…] Os quatro U’s existem desde muito tempo e ainda são aplicáveis nos dias de hoje. As 4 U’s são projetadas para atrair interesse, tentar usuários com uma promessa ou benefício, estabelecer credibilidade e incentivá-los a agir. Seus anúncios devem ser: únicos, úteis, urgentes e ultra específicos. […]
Umas das partes mais importantes do copy é entender esse conceito, parabéns pelo artigo! TMJ
Obrigado, Bruno! Sucesso!
[…] ✒U de Urgente […]