Sua Vida Tem um Propósito? 4 Mentiras Sobre Sua Vida

Sua Vida Tem um Propósito? 4 Mentiras Sobre Sua Vida

Olá! Como você chegou até aqui? Por que você está vivo? Por que eu deveria prestar atenção na sua existência?

Existem centenas de gurus por aí jogando na sua cara que você precisa ter um propósito de vida, que uma vida sem propósito não serve de nada.

E o que acontece? Você se vê olhando para o nada, refletindo na sua vida, procurando um propósito e 10 minutos depois, chega à triste conclusão da maioria das pessoas no mundo: eu não faço ideia por que estou vivo.

Alguns choram nesse momento.

Contudo, Vou te aliviar com um segredo para que você consiga ler o resto do texto com mais animação: você não precisa descobrir o seu propósito para depois executa a sua vida.

A seguir, 4 mentiras que tentam enfiar na sua cabeça sobre a sua vida.

1 – Todo mundo, menos você, sabe os seus objetivos…

…e o que você deveria estar fazendo. E que está perdendo tempo de sua preciosa vida.

Eu tenho uma ideia geral das coisas que gosto. Muitas nem sei como eu transformaria em negócio, outras acabam ficando como hobby mesmo.

Você também gosta de uma porção de coisas que acha incrível.

Pronto. Mentira derrubada. Mande-os cuidar de suas vidas.

Agora, veja. Você pode se valer da opinião alheia de forma assertiva. Pergunte a várias pessoas no que elas acham que você seja bom e depois procure por padrões nas respostas.

Procure por coisas do tipo “gosto como você decora sua casa”, “gosto como você me escuta”, “gosto dos sapatos que você compra”, “gosto dos textos que você escreve”, “amo quando você vai pra cozinha”… São dicas.

Mas isso não se confunde com “você precisa seguir o caminho do seu pai” ou “sem uma faculdade, você não será ninguém”. Isso é descartável.

2 – Todos temos 1 propósito de vida

É sempre essa babaquice. A sua “alma gêmea”. O seu grande amor. O seu propósito. O seu grande dia. Você saberá quando acontecer.

Isso é culpa dos filmes românticos e não faz sentido nenhum. O que mais terá nesse momento? Foguetes e música?

Assim, desencana desses românticos.

3 – Agora é tarde, você deveria ter decidido isso aos 20 e pouco anos…

Isso é irritante. Tão irritante quanto ter que decidir para qual curso prestar o vestibular aos 16 ou 17 anos. A imensa maioria das pessoas não sabem seus objetivos de vida aos 20 anos. Nem com 30. Muitos nem com 55!

Veja, 20 anos? Que vivência a pessoa tem para conseguir ter plena noção do que quer?

Mesmo tendo estudado a massa atômica do cálcio, dominado a fórmula de Bhaskara e saber quando uma oração é subordinada substantiva completiva nominal não o qualifica você para isso.

Aqui um plus:

  • John Pemberton, criador da fórmula da Coca-Cola. Tinha 55 anos.
  • Stan Lee, escreveu “O Quarteto Fantástico”. Tinha 39 anos.
  • Donald Fisher, fundou a GAP. Tinha 40 anos.
  • Henri Nestlé, fundou a Nestlé. Tinha 51 anos.
  • Charles Flint, fundou o grupo IBM. Tinha 61 anos.
  • Sam Walton, fundou o Walmart. Tinha 44 anos.
  • Ray Kroc, comprou a marca McDonald’s. Tinha 52 anos.
  • Coronel Sanders, o melhor de todos. Se aposentou aos 65, se sentia um bosta fracassado, sem propósito. Ao escrever sua carta de suicídio, resolveu colocar o que teria feito de sua vida. E resolveu fazer agora. Não era um bosta total, sabia uma ótima receita de frango frito e Fundou o KFC.
  • Alzira Ramos, fundadora da Fábrica de Bolos aos 60 anos. Morava de favor, o marido mal sobrevivia com uma lojinha de produtos de pipoqueiro, resolveu pesquisar umas receitas de bolo e, como o Coronel, foi vender nos arredores. Hoje, franquia de mais de 190 lojas.

Pronto. Mito derrubado. Esse foi fácil.

Vó Alzira e KFC. O que têm em comum?

4 – Você deve saber a linha de chegada antes de dar a partida

Essa parece boa. Ela se confunde como o gato da Alice1: se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Entretanto, o problema mora em não fazer nada até ter certeza dos seus objetivos. A busca pelo propósito de vida paralisa você. Você não fará mais nada até encontrar.

O gato está certo. Entretanto, ao contrário do que pregam, não saber o caminho não é um erro. Significa que você deve tentar vários caminhos até achar o correto. Qualquer um serve. Prove todos.

O Gato de Cheshire

Portanto…

Não fique trancado na ideia de que você precisa encontrar apenas uma coisa – e só uma – para fazer para o resto de sua vida e excluir todas as outras.

Muitos cientistas já comprovaram que o cérebro não está completamente desenvolvido aos 20 e poucos anos2. E isso é só o cérebro. Imagina as paixões. O coração…

Você não irá encontrar apenas 1 propósito de vida e, além disso, muito provavelmente ele irá trocar frequentemente durante sua vida. Propósitos mudam. Uma hora você quer ser engenheiro mecânico em uma grande indústria. Outra, só quer ter uma pousada na praia.

Sendo assim, viva com pequenos propósitos.

Vá trabalhar com propósito: escreva bilhetes de agradecimento aos seus funcionários ou colegas. Brinque com seus filhos com propósito: coloque a mesma criatividade que usa no trabalho na hora de brincar.

Crie objetivos familiares com propósito. Ame seu marido ou esposa com propósito: saiam juntos. Não espere o momento certo ou uma data comemorativa. Apenas saiam com propósito de fazer o outro feliz.

Como saber se está vivendo com propósito?

Quando você parar de se preocupar com essa barreira do propósito de vida. O propósito normalmente encontra você. No meio do caminho ele vai lhe cumprimentar.

Apenas comece.

Um grande abraço!

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *