Os 4 Piores Erros que Você Comete ao Ficar Desempregado

Os 4 Piores Erros que Você Comete ao Ficar Desempregado

Ficar desempregado não é um momento agradável para ninguém e sofrer uma demissão pode ser um estado vergonhoso e até desesperador para a maioria das pessoas.

A crise econômica brasileira tem transformado essa situação em uma realidade cada vez mais tangível para um número cada vez maior de brasileiros.

Ser demitido em um cenário econômico desfavorável pode deixar qualquer pessoa atordoada e sem rumo.

A impotência pode causar uma série de ações que no futuro podem custar muito caro.

Esse artigo apresentará uma série de recomendações que, se seguidas, aliviaram a situação de ficar desempregado e podem inclusive auxiliar a futuramente a conseguir um emprego melhor!

1 – Deixar o Desespero Vencer Você

‘’Perdi o emprego’’ é o primeiro pensamento que aparece antes do desespero, da frustração e da raiva surgirem para o trabalhador recém-desempregado.

Photo by Nik Shuliahin on Unsplash

Esses conjuntos de emoções podem fazer até o trabalhador mais competente e qualificado parecer um completo descontrolado e incapaz de assumir qualquer função.

Isso pode agravar ainda mais uma situação já bastante incômoda, podendo inclusive fechar muitas portas futuras.

É evidente que a demissão é uma situação ruim e de certa forma as pessoas esperam certa insatisfação, especialmente quando a relação empregado/empregador já estava degradada.

Entretanto, quando se permitir que as ações irracionais fujam do aceitável, isso é notado.

Um emprego não se trata da relação somente com o empregador, mas com todas as outras pessoas na cadeia hierárquica da empresa que, mesmo não tendo o poder de recontratar alguém recém-demitido, podem te ajudar a achar outras oportunidades e até oportunidades melhores.

Então, não deixe o desespero virar a sua despedida de um trabalho. Respire fundo e pense ‘’Perdi UM emprego’’.

2 – Aceitar Qualquer Emprego que Aparecer

Na ânsia de pagar as contas e já com a autoestima baixa, muitos trabalhadores decidem por aceitar qualquer emprego que aparece sem pensar que este emprego pode acabar manchando seu currículo.

Ficar desempregado significa primeiramente a possibilidade de buscar novos rumos, mas rumos que acrescentem algo em sua vida profissional.

Quando se aceita pouco, no final a outra parte se acostumará a lhe dar pouco e assim o ciclo da miséria se perpetua.

Portanto, aproveite a oportunidade de tempo livre para se profissionalizar, fazer cursos gratuitos ou de baixo custo, experimentar trabalhar com freelancer e se manter em constante contato com as pessoas que podem ajudar na busca por um novo emprego na sua área de atuação.

Photo by Aron Visuals on Unsplash

3 – Demorar Demais para Voltar ao Mercado

Tirar um tempo para pensar em um planejamento de retorno digno ao mercado é algo que todo desempregado deve fazer.

O importante é não ficar parado acreditando que as oportunidades irão bater à porta.

É importante que o trabalhador tire um tempo máximo de 6 meses e em seguida pense em atividades que possa fazer enquanto a oportunidade não surge.

Por exemplo, trabalhar como Redator escrevendo conteúdo para o nicho de mercado em que você trabalha é uma forma de continuar na ativa, mostrando desempenho para potenciais empregadores.

Aproveite para pensar se você deseja neste momento um novo emprego ou se prefere trabalhar como autônomo, prestar consultorias na sua área.

4 – Pedir Ajuda para Qualquer Um

Infelizmente, parte do processo de voltar ao mercado significa muitas vezes ter que pedir a ajuda de pessoas próximas.

É importante possuir uma rede de contatos que possam te ajudar de alguma forma enquanto se está na situação de desempregado.

Porém, é importante saber o que pedir para cada pessoa que você conhece e pedir somente para as pessoas que você acredita que terão a boa vontade de te ajudar.

Pedir pra qualquer um pode se tornar um processo mais humilhante do que precisa ser e, além de não te dar bons resultados, você ainda fica com a fama de ‘’pedinte’’.

Com essas dicas, você se estruturará novamente e permitirá a chegada de muitas oportunidades no futuro!

Aproveite para dar uma lida no post sobre como ser um nômade digital. Essa pode ser uma oportunidade de já começar se reposicionando no seu mercado. 😉

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *