5 Erros Terríveis ao Empreender e Como Evitá-los

5 Erros Terríveis ao Empreender e Como Evitá-los

Empreender é um excelente projeto profissional, apesar de, atualmente, com a vinda da internet, necessitar que a pessoa interessada siga determinadas orientações ou instruções.

Quando o empreendedor falha em segui-las os resultados tornam-se cada vez mais previsíveis: o empreendimento não gera demanda, empreender não gera lucro e no final, só resta pagar as contas cada vez mais caras para manter o negócio funcionando.

Se isto é um retrato da situação em que você vive agora, talvez esse artigo lhe auxilie para compreender o que você está fazendo de errado.

E se você está começando agora um empreendimento, esse artigo lhe servirá para evitar entrar no seu novo projeto com o pé esquerdo.

1 – Empreender Sem Fazer um Planejamento

Não fazer um planejamento costuma ser um quadro bem ruim.

Todo empreendimento necessita de um mínimo de organização. É necessário compreender que, apesar de ser um projeto pessoal, ele deve ser tratado de forma profissional, seriamente.

O planejamento será o esqueleto de sua empresa. Ele será o principal recurso para alavancar a sua empresa, lhe fornecendo uma perspectiva de progresso e continuidade, enquanto mantém a sua produtividade e de seus funcionários, caso houver.

O Sebrae oferece alguns manuais de planejamento estratégico, como este em PDF.

2 – Confundir Meta com Desejo

Infelizmente, muitos empreendedores na hora de colocarem no papel e no lápis o planejamento de seu empreendimento, costumam desenvolver um planejamento que acaba se tornando um verdadeiro obstáculo.

Muitas vezes confundindo desejos com objetivos que precisam ser resolvidos a curto-médio prazo.

Um planejamento que não possui metas com prazos, capazes de serem mensuradas ou serem alcançáveis são entraves ao empreender.

É necessário ter consciência das suas condições e trabalhar em sua empresa mediante a isso.

3 – Empreender Sem Investir em uma Boa Estratégia de Marketing

A imagem de seu empreendimento será o que irá atrair ou repelir pessoas de diversos nichos.

Uma estratégia de marketing sem um estudo minucioso do público pode acabar afastando pessoas pertencentes ao nicho que compraria o seu produto.

Não utilizar estratégias de marketing em um produto significa tornar esse produto menos visível para potenciais clientes

Muitas vezes isso ocorre pois o empreendedor acaba colocando a questão da imagem em segundo plano, não tem acesso às ferramentas ou plataformas para tal ou ele mesmo rejeita o produto.

De qualquer forma, atualmente é inconcebível não pensar no marketing seja o digital ou o convencional, como prioridade para qualquer empreendedor.

4 – Não Observar ou Estudar o seu Produto

Infelizmente, no desejo de conseguir lucro fácil, muitos empreendedores apostam em produtos que ficam encalhados no final.

Isso ocorre por algumas questões:

  • o empreendedor investiu em um produto muito seleto para o mercado em uma condição inicial da empresa, o que acaba criando dor de cabeça com fornecedores e um custo maior do que o recomendado;
  • o empreendedor investiu em um produto altamente disputado pelo mercado e não oferece para o cliente um diferencial que atraia sua atenção;
  • O empreendedor está oferecendo um produto fora de época, o produto é sazonal, fruto de modismo ou teve um pico de demanda derivado de razões externas ao mercado.

Todas essas circunstâncias são provenientes de duas falhas:

  • o empreendedor não estudou as características do seu produto, do seu nicho;
  • não observou os fatores que afetam a demanda pelo produto.

5 – Não Observar e Estudar seu Público-Alvo

Um produto encalhado é proveniente de um marketing inexistente ou ruim. Quando ruim, uma das razões é a sua incapacidade de engajar seu nicho.

E isto ocorre pois não se estudou ou observou os hábitos, comportamentos e motivações desse grupo.

Adolescentes, idosos e adultos, por exemplo, possuem comportamentos e relações com o consumo diferentes.

Esses grupos também tem uma relação diferente com as plataformas empregadas para vender um produto.

E mais: Muitas vezes, grupos não direcionados podem afetar o consumo do público-alvo. Por exemplo, adolescentes muitas vezes não possuem independência financeira, dependendo de seus pais.

Estes por outro lado, antes de permitir a compra, poderão analisar o produto.

Um empreendedor que queira de fato atingir esse público deve ter em mente que outro público poderá também ter acesso tanto ao produto como a publicidade do mesmo.

Esses são riscos ao se empreender que, se não se atentar, poderão acabar prejudicando a própria empresa.

Ah! E lembre-se. Criar um negócio requer muita dedicação e foco. Uma das ferramentas que pode ajudar nesse início é o Método Pomodoro. Clique aqui para ver um artigo uma técnica para trabalhar sem dispersões e produzir muito.

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *