Por Que Ter um Emprego Estável e que Paga Bem pode ser a Melhor Maneira de Se Sentir um Fracassado

Por Que Ter um Emprego Estável e que Paga Bem pode ser a Melhor Maneira de Se Sentir um Fracassado

Por mais que um emprego estável seja o sonho de consumo de todo trabalhador, não é difícil evidenciar pessoas pedindo demissão dos seus cargos seguros para investir em um projeto pessoal muitas vezes carregado de risco e incertezas.

Inicialmente, essa é uma escolha difícil de entender, porém, quando analisamos mais a fundo a situação, percebemos que pessoas altamente capacitadas “se alimentam” das plenitudes que o novo pode oferecer.

Elas querem constantemente sair da zona de conforto.

Emprego Estável e a Monotonia

O ambiente carregado de monotonia e previsibilidade passa a ser um local que traz desprezo e insatisfação por parte desse padrão profissional.

Para muitos, o emprego estável pode ser considerado um sonho, porém para outros, essa situação pode ser traduzida como a popular e muito conhecida zona de conforto.

Qualquer profissional que gosta de desafios entende a zona de conforto como aquele ambiente aparentemente favorável, mas que interiormente destrói a concepção de trabalho saudável e produtivo.

Para esses profissionais, essa zona de conforto muitas vezes acaba servindo de estímulo para querer se livrar desses ambientes “seguros” e buscar saltos mais altos e vitoriosos.

Porém, o que leva determinadas pessoas a pedir demissão dos seus empregos seguros e tradicionais para investir em uma carreira nova e sem garantia de sucesso?

O que é a Zona de Conforto e por que ela é tão Indesejada?

Em termos gerais, a zona de conforto é aquele ambiente relacionado a sentimentos e pensamentos que não proporcionam reações de medo, ansiedade e de riscos na rotina diária.

Trazendo para o campo do mercado de trabalho, a zona de conforto é aquele ambiente em que a pessoa geralmente detém domínio absoluto do conteúdo e que provoca um sentimento de segurança e comodidade no processo.

Contudo, se a zona de conforto no ambiente de trabalho fornece tantas vantagens para a pessoa, por que tanta gente se sente obrigada a deixar esses locais e buscar novos horizontes?

Uma resposta capaz de responder essa indagação é a de que esse ambiente muitas vezes é visto pelo profissional como um local que não o mais permite avançar, buscar novos aprendizados, encontrar crescimento pessoal.

Não enxergar um propósito de vida pode ser uma situação bem evidente em um ambiente que pouco tem a oferecer no seu processo de contínuo aprendizado.

Por isso muitas pessoas pedem demissão dos seus empregos pelo simples sentimento de estarem frustradas.

Essas pessoas pedem demissão pela ausência de desafios e a consequente impossibilidade de crescimento pessoal.

Portanto, a zona de conforto pode, mesmo com algumas vantagens, ser um ambiente que causa um sentimento de frustração e fracasso, pois do ponto de vista de muitas pessoas, a impossibilidade de agregar conhecimento diariamente pode ser vista como algo desanimador.

Por que a Zona de Conforto pode ser Entendida como Algo Prejudicial?

Alguns especialistas do assunto apontam alguns tópicos que ajuda a entender o porquê de algumas pessoas desistirem de empregos estáveis com o argumento de estar saindo das suas zonas de conforto.

Estes comportamentos realmente podem levar a uma rotina nada saudável para a pessoa, por isso é bom estar sempre em alerta para esses indícios de insatisfação do ambiente do trabalho.

Entre eles podemos citar:

  • Falta de motivação;
  • Ansiedade;
  • Vida profissional estagnada ou sem previsão de novos aprendizados;     
  • Estresse;
  • Autocrítica exagerada.

Por que Muitas Vezes as Melhores Opções Estão Fora da Zona de Conforto?

Não são poucos os exemplos de pessoas que deixam seus empregos em busca de desenvolvimento pessoal e conseguem resultados impressionantes nessa nova jornada.

Por mais que o sentimento de segurança seja positivo em certas fases da vida, o verdadeiro crescimento muitas vezes só é possível a partir do momento que a pessoa abre perspectivas de desenvolver coisas novas.

Porém é muito importante pontuar algumas situações que ajudarão a superar essa drástica mudança de rotina e concepção de vida.

  • Mantenha-se focado;
  • Saiba que o processo será mais difícil que continuar na zona de conforto, por isso esteja preparado para possíveis momentos complicados;
  • Pense sempre positivo, pois o novo sempre traz coisa novas e produtivas.

Tenha certeza que as mudanças ocorrerão e estar preparado é o melhor dos cenários possíveis.

As Vantagens de Buscar Novos Propósitos em meio a Novos Desafios

Reconhecer a importância de sair da zona de conforto e buscar novos desafios pode trazer uma série de benefícios profissionais e pessoais.

A partir do momento que a rotina do ambiente frustrado é deixada para segundo plano você promove novas metas para a sua vida e com isso se torna possível alcançar novos objetivos e aprendizados muito importantes.

Sair da zona permite que você evolua para a estágios importantes como:

  • Aumento da Confiança;
  • Melhora do autoconhecimento;
  • Maior controle sobre os medos, pois você é levado a superá-los diariamente com os novos projetos;
  • Maior independência pessoal e financeira;
  • Melhora na capacidade de relacionamento interpessoais.

Dê uma olhada agora nesse post sobre Como Manter a Motivação! De repente a sua resposta está aqui. 😉

Deixe suas dúvidas ou sugestões de conteúdo nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *